Acorda, sua competição já começou!
- Pedro Rodrigues

- Oct 22, 2018
- 4 min read
Updated: Mar 31, 2020
No exato momento em que estou escrevendo este texto, estou dentro de um avião fazendo uma viagem de Brasília para o Rio de Janeiro. Minhas viagens sempre costumam ser muito produtivas em termos de trabalho ou de colocar minhas leituras em dia.
Acontece que desta vez algo diferente aconteceu. A decolagem do meu vôo estava programada para 6:55 e ocorreu sem grandes atrasos. No entanto, ontem quando cheguei em casa, estava esgotado a ponto de nem conseguir arrumar a minha mala. Optei por dormir mais cedo do que o meu usual e acordar mais cedo para resolver essa e outras pendências antes que fosse para o aeroporto.
E assim foi feito, acordei às 3:30, tomei um café da manhã caprichado como sempre costumo fazer, arrumei tudo com calma e segui para o aeroporto, chegando às 5:50, como recomendado pelas empresas aéreas.
Se você for esperto ou pelo menos esfomeado como eu, já deve ter reparado qual foi o problema que aconteceu no meio disso tudo. SIM, EU ESTOU MORRENDO DE FOME AGORA! Claro que a culpa disso tudo foi minha por não ter calculado bem o tempo entre acordar às 3:30, comer, resolver minhas pendências e ir ao aeroporto para voar durante 1 hora e 40 minutos. Ao todo, já estou há 4 horas sem comer e acabamos de levantar vôo.
Essa história parece ser irrelevante, mas eu só quis conta-la porque me lembrei de uma grande preocupação que eu tenho com meus pacientes que viajam bastante para realizar competições em outras cidades ou países.
Assim como em dias de viagem de avião, a recomendação de organizadores de provas de triathlon, corrida de rua, remo e a maioria das modalidades esportivas é de que se chegue ao local com alguma antecedência para que se faça o reconhecimento de onde é a largada, verifique se você está com todos os seus equipamentos em ordem, fazer seu aquecimento e, se for o caso, seu credenciamento também. Via de regra, 60 minutos parecem ser suficientes para realizar tudo isso sem muita pressa.
Ocorre que, durante o período de preparação para aquela competição, você se acostumou a acordar, comer e treinar em sequência, por exemplo. Isso fez com que você se acostumasse a comer aquele seu Pré-treino padrão prescrito pelo seu nutricionista cerca de 30-40 minutos antes de iniciar seu treino.
Dito isso, imagine que você fez aqueles longos 4 ou 6 meses de preparação direitinho, está bem preparado fisicamente para sua prova alvo e chega na cidade em que vai competir...
A largada da sua prova, assim como meu vôo, será às 7h da manhã. Seu hotel não é tão perto da largada e como você não está tão habituado com o metrô da cidade e prefere sair de casa às 5h para garantir que não chegará em cima da hora na prova. Para isso, já conversou com a recepção do seu hotel para abrirem uma excessão e servirem o café da manhã às 4:30.
Pronto, tudo certo... (será?)
Durante a sua preparação, você sempre comeu frutas com aveia e mel antes de treinar. Mas e agora no hotel, o que você vai comer? Vai comer omelete, tapioca, bacon, presunto, queijo, biscoitinho, bolo, frutas, café com leite, chá, sucrilhos? (Café da manhã de hotel é uma delícia, né? Deu água na boca só de imaginar Kkk) Será que você vai conseguir correr bem se comer isso tudo? Será que apenas ovos, torrada, uma fruta com aveia e um café vão te sustentar? Será que você vai precisar comer de novo um pouco mais próximo da sua prova?
Você certamente já ouviu dizer que a nutrição é muito individual. De fato ela é! Não existe uma resposta exata para todas essas perguntas. A única coisa em comum entre todos os atletas que passarão por isso é de que, seja lá o que ele for fazer no dia da prova, NECESSARIAMENTE ele deveria ter testado isso antes.
Testar antes significa treinar e aperfeiçoar! Da mesma forma que você treinou para determinar o ritmo que vai manter sua corrida, ou a voga que vai manter durante seus 2000m no caso do remo, você também deve treinar exatamente como vai ser o seu dia antes da largada.
É fundamental que você use alguns dos seus treinos, principalmente aqueles que vão simular sua prova, para fingir que você está onde vai estar no dia da competição. Acordar no horário que acordaria lá, organizar seus equipamentos da mesma forma que pretende fazer lá, comer do mesmo jeito que pretende comer lá, sair de casa no mesmo horário que pretende sair do hotel que você escolheu, ver se é necessário comer mais uma vez antes da prova, se sim, qual a refeição ideal e o tempo ideal para este dia...
Existe uma regra fundamental que todo atleta de longa data já ouviu pelo menos uma vez na vida e que serve para 100% das pessoas que participam de competições:
“Nunca faça algo pela primeira vez no dia da sua competição.”
Com excessão do percurso da prova, que na maioria das vezes não é viável de ser usado durante seus treinos caso não seja na sua cidade, exatamente TUDO o que você for fazer antes, durante e depois da sua prova deve ser a cópia de como você se preparou anteriormente.
Caso contrário, é bem possível que você tenha alguma surpresa assim como eu tive agora. Por sinal, eu ainda tive a oportunidade de pedir um sanduíche enquanto escrevia este artigo para você. No dia da prova, você provavelmente não terá opções simples como essa. Então não seja um vacilão. Começa a treinar tudo desde já.
Agora, antes que você pense nessa recomendação como: “Ai, que saco! Mais uma coisa para fazer...”, preciso que você pense que essa é uma boa oportunidade para entrar no clima da prova. Imagine que você já está naquela cidade maravilhosa que você escolheu para conhecer. Aproveite para fazer um café da manhã atraente igual você vai receber no hotel. Aproveite para começar seu dia de uma maneira mais divertida.
Fingir que está na prova é uma delícia e faz com que seu ânimo para dar tudo no treino esteja sempre no nível máximo!
Coloque alegria nos seus treinos todos os dias.
Seu corpo e sua mente agradecem em forma de resultados melhores a cada prova.
Caso queria nosso auxílio para construir sua estratégia de prova, estamos à disposição.
Um grande abraço.
Vamos com tudo!




Comments