Nivele-se por alto!!
- Pedro Rodrigues

- Oct 22, 2018
- 4 min read
A minha necessidade em escrever hoje nasceu de um convite para palestrar no evento de celebração do Novembro Azul, mês em que o as entidades que compõem o SUS promovem a conscientização dos homens sobre a necessidade de exames preventivos contra o câncer de próstata.
A expectativa é de um público de 100 pessoas (a maioria homens) e para começar a desenvolver algo interessante para eles, o primeiro a fazer é definir o objetivo final da minha palestra.
No dia, terei a oportunidade de falar logo após a exposição de um médico urologista. Isso significa que, provavelmente não preciso usarr meus poucos minutos explicando como ocorre o desenvolvimento de cancêr, quão menos do câncer de prostata.
Da mesma forma, certamente eu não fui convidado para dizer o que a mídia já diz sobre como, onde, quando e porquê os homens precisam fazer o exame de toque. Qualquer pessoa já sabe disso.
Opa, pera aí... Talvez esse seja justamente o ponto que preciso atacar. Todo mundo já sabe da importância deste exame, assim como as mulheres também já sabem o porquê de realizar o auto-exame de toque nas mamas.
Provavelmente este seja justamente o maior gap das campanhas de prevenção do câncer. Sem querer diminuir a importância de se falar sobre os exames, mas a sua prática apenas ajuda a detectar a doença de maneira precoce. Isso não vai PREVENIR de fato a incidência de cancêr. Apenas vai aumentar as chances de sucesso de um eventual tratamento.
Eu chamo isso de solução reativa. Quem me conhece bem sabe que não gosto muito de trabalhar com soluções reativas. É o mesmo que você não limpar nunca a sua casa a não ser que comecem a aparecer ratos e baratas, ou então soltar foguetes porque seu time não caiu para a segunda divisão neste ano. Não faz sentido, entende?
Por isso o título dessa reflexão é: Nivele-se por ALTO!!
Eu não poderia ficar cara a cara com cerca de 100 pessoas e me contentar com esse mesmo discurso reativo. Então sobre o que eu vou falar? Como levar o público que estiver me ouvindo a se nivelar por alto?
A final de contas, o que é "NIVELAR-SE POR ALTO"??
Se você já leu alguns outros textos meus já deve ter visto que uso muito a expressão ALTA PERFORMANCE . Da mesma forma, também já deve saber que que eu sempre prezo por vivermos em alta performance em todos os pilares da nossa vida.
Nivelar-se por alto segue a mesma lógica. É uma questão de parar de viver apenas com o que sobra depois de evitar todas as "coisas ruins" e começar a gastar todos os seus dias buscando "coisas boas" para sua vida.
No caso da palestra, por exemplo, eu poderia falar sobre "o que causa do cancêr". Mas eu prefiro falar sobre "o que causa da saúde". Nós, profissionais da saúde gostamos de nomear disso de PREVENÇÃO NA SAÚDE (no caso de o que causa câncer) e PROMOÇÃO DE SAÚDE (no caso de o que causa saúde).
Na essência,...
...saúde não é ausência de doença. Saúde é a garantia do bom funcionamento físico, psicológico e social do ser humano.
Certamente você já ouviu alguma noticía de um estudo que descobriu que fumar causa câncer, ou que comer embutidos causa câncer, ou que o estresse causa câncer... Mas quantas vezes você também já ouviu que uma vida ativa e uma boa alimentação podem aumentar sua expectativa de vida em mais de 20 anos?
Vou um pouco mais além. Quem você acha que estará melhor preparado para enfrentar um possível tratamento de câncer:
- um homem de 50 anos que passou os últimos 30 sentado atrás de uma mesa de escritório, comendo aquele bolinho no final da tarde todo dia, sem fazer nenhuma atividade física, tomando cerveja todos os dias;
- ou aquele outro homem de 50 anos que senta na mesa ao lado, mas que sempre praticou qualquer esporte pelo menos 3x na semana, que nos finais de semana leva sua família para fazer qualquer atividade ao ar livre, que faz questão de ter uma boa alimentação e mesmo assim não deixa de tomar sua cerveja ou de comer sua pizza 1x por semana?
Agora me responde mais uma pergunta: como você acha que eu ajudaria mais na prevenção de cancêr do público que vai ouvir minhas ideias daqui a algumas semanas:
- falando sobre como não ficar doente;
- ou ensinando como viver hoje sempre melhor do que viveu ontem?
Uma pessoa sem câncer pode ser uma pessoa com o corpo fraco, que fica ofegante só de subir um lance de escadas. Uma pessoa sem câncer pode sofrer de insônia, pode ter depressão, pode estar com problemas com sua esposa, pode estar com problemas financeiros. O que vai acontecer com essa pessoa se, "por uma obra do destino", ela descobrir que, além de tudo, agora ela precisa curar um câncer?
Agora pensando naquela pessoa que busca viver melhor a cada dia, pode até se que ela receba esta mesma notícia um dia. Mas este provavelmente vai ser um dos únicos grandes problemas da vida dela. Não preciso dizer que vai ser muito mais fácil de ela lutar contra esta ou qualquer outra doença do que no caso anterior.
Para encerrar este texto, minha vontade seria causar em você (que me acompanhou até aqui) uma sensação parecida com a que eu quero causar nas pessoas para quem eu vou ter a oportunidade de falar na minha palestra. Sei que não estou na sua frente agora, o que dificulta um pouco as coisas, mas quero te fazer apenas um pedido:
Hoje, quando você for deitar sua cabeça no travesseiro, gostaria que pensasse apenas por 5 minutos sobre o que acabou de ler e fizesse uma análise sobre a direção que você está dando agora para a sua vida. Tenta imaginar aonde isso pode te levar daqui a 5 ou 10 anos. Se isso fizer você sentir orgulho do que está construindo em você, eu ficaria extremamente feliz e te parabenizo por isso.
Agora, se você percebeu que não é muito bem isso que você imaginava para o seu futuro, vou ficar muito mais feliz em saber que, de alguma forma, você mudou algo na sua cabeça que vai fazer seu futuro ser um pouco melhor.
Sei que hoje extrapolei um pouco na reflexão. Mas ver as pessoas jogando suas vidas na lata de lixo diariamente me comove e me motiva a fazer mais por elas.
Se você conhece alguma pessoa que precisa fazer uma reflexão como essa, compartilha este link com ela.
Vou agredecer imensamente.
Obrigado.


Comments